Nessa terceira parte da história que comecei a contar aqui, introduziremos uma outra história importante nisso tudo, e começaremos essa história com um nome, Kevin Saunderson. Você já deve ter ouvido falar nesse nome, ou quem sabe no Inner City. Kevin é natural de Nova York, morou no Brooklyn ate seus 9 anos de idade, quando sua família muda para Bellville, Michigan, subúrbio de Detroit.
Interessante analisar que mais uma pessoa que saiu de NY foi contribuir com o surgimento da música eletrônica em outra cidade. Tinha sido assim com Frankie Knuckles, que foi pra Chicago, e foi assim com Kevin, que foi para Detroit. Kevin tinha como colegas de escola ninguém menos do que Derrick May e Juan Atkins, respectivamente os criadores de Strings of Life, talvez o mais conhecido clássico do Detroit Techno, e o original pioneiro do techno, do Model 500 e Cybotron. Esse trio ficou conhecido como “The Belleville Three”. Nessa época em Detroit, todos escutavam o The Electrifying Mojo que foi o DJ de uma rádio muito importante na cidade.
Foi Mojo que introduziu em Detroit artistas como Prince, The B-52’s, Kraftwerk que certamente serviram de inspiração para várias gerações de Detroit, como, por exemplo, o Dj Wizard da FM 98 WJLB Detroit. Esse DJ hoje é conhecido como Jeff Mills.
Outro Dj que citou Mojo como referência foi Carl Craig. Mais uma vez as conexões geraram frutos, como tenho mostrado aqui. Desses personagens falaremos mais a frente, nesse blog.
Hoje apresento esse video, que conta a história do nascimento de um clássico do Inner City, Big Fun. Muito significativo os 2 primeiros versos da música:
We don’t really need a crowd to have a party
Just a funky beat, and you to get it started and oh
Quer ver mais uma conexão? Quando Kevin fez essa música ele imaginava “Será que é uma música que tocaria no Paradise Garage de Lerry Levan?”