Enquanto o Frankie Knuckles era conhecido pelo estilo bem suave, o Ron Hardy era mais energético. Ele misturava muitos sons, do italo disco, rock, new wave, disco, e claro, House Music. Ele foi um dos pioneiros dessa transição para o House. É interessante você analisar os sets dele e perceber que ele tentava sempre, em algum momento, colocar faixas que estavam sendo feitas por amigos como Marshall Jefferson, Larry Heard, Adonis, Phuture, DJ Pierre, Chip E. Feito com baterias eletrônicas diferentes, com timbragens diferentes, esse novo som estava ainda bem embrionário. Certamente não devia ser fácil tocar faixas desse estilo, naquela época, mesmo no berço da House.
Diz a lenda que uma vez Ron Hardy quis tocar a faixa de um amigo, e tocou a 1 vez e esvaziou a pista, tocou mais 3 vezes na noite e somente na quarta vez a pista veio abaixo. Era um dos primeiros hinos do que se chamou depois de: Acid House. Era “Acid Tracks”do Phuture.
Em 1987 chicago sofreu com uma lei que mandou os clubs fecharem na mesma hora que os bares…e o Music Box fechou. Hardy morreu em 92 com doenças relacionadas ao HIV, e o legado que deixou foi ter apresentado uma nova forma de discotecar, com o som mais pesado, com mais experimentações, conceitos que foram fundamentais para estruturar o crescimento futuro da música.
Nesse set que está nesse link acima da pra ver nitidamente a diferença dos estilos que ele tocava, e da pra ver as primeiras experimentações em pista do que conhecemos como house music.