Hoje vou contar uma história legal, de como as coisas se encaixam e são criadas. Ano de 1970, Nova York, The Loft com David Mancuso comandando o som, o melhor sound system da cidade na época. Mancuso é, sem dúvida, uma pessoa que deixou um legado. Ele morreu em 2016, aos 72 anos, e influenciou muitas pessoas e muitos comportamentos. A primeira grande influência que ele deixou foi apresentar um novo modelo de negócios na noite. Criou festas privês, para convidados, para um público que ele considerava interessante e que curtiria o momento. Fez isso em contrapartida aos Clubes e Boates comerciais.
O sucesso de Mancuso em manter suas festas “underground” inspirou outras, e muitas discotecas privadas famosas das décadas de 1970 e 1980 foram modeladas após o The Loft, incluindo Paradise Garage, The Gallery, 12 West, e mais tarde The Saint .
Essa pista foi frequentada por 3 caras fundamentais e precursores de tudo que conhecemos hoje: Lerry Levan, Nicky Siano e Frankie Knuckles, respectivamente futuros Djs de: Paradise Garage e The Gallery em NY e Warehouse em Chicago
Pouca gente sabe essa história completa, mas o Warehouse, e daqui que saiu o nome House Music, pois as pessoas iam nas lojas de disco em Chicago pedir a warehouse music, que era a música que tocava lá, e de tanto falarem esse nome chegou uma hora que falavam somente house music. Essa casa foi com o Frankie Knuckles, que já tinha saído de NY, como o diretor artístico e Dj de 1977 a 1982, quando os donos começaram a cobrar o dobro do valor pra entrar na casa e o Frankie acabou saindo de lá e montou o Power Plant, sua nova residência em Chicago. Depois que o Frankie saiu o Warehouse foi reformulado e rebatizado como Music Box, e apresentou ninguém menos que o DJ Ron Hardy, outro pioneiro muito importante e influenciador de uma nova geração de Djs de House Music.
Analisando isso tudo da para entender como as coisas são criadas e formadas, e eu me sinto muito lisonjeado de um dia poder tocar em um club no Rio de Janeiro, ao lado do eterno amigo e Dj Mr. Spacely (Ric), com Frankie Knuckles, ele mesmo, que tinha se apresentado na noite anterior, no Free Jazz Festival com o pessoal que tocava no Body`n`soul em NY (Danny Krivit, Joaquin ‘Joe’ Claussell and François K) na pista que eu tava tocando (ele não estava dançando, estava sentado bebendo, mas ja fiquei realizado).